segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O Tabuleiro. As Peças. Os Movimentos.


        Todas  as Informações  aqui apresentadas  estão de acordo com regulamento da  FIDE.  
    Federação Internacional de Xadrez  

As  Peças 

              No xadrez, cada enxadrista  inicia uma partida com 16 peças,  num tabuleiro de 64 casas, ambas  de cores  claras e escuras, como demonstra  o  diagrama abaixo. Tabuleiro e Peças dispostas na posição Inicial.   

                     Regras básicas

  • Peça tocada, peça jogada.                     
  • Jogar unicamente com uma das mão.
  • Peças de cor clara sempre inicia a  partida. 
  • 3 Irregularidades perde a partida.
  • Tabuleiro - Casa clara sempre do lado  direita do enxadrista ou  h1. 
  • Peças - Claras linhas 1 e 2. Rainha d1.  
  • Peças - Escuras linhas 7 e 8. Rainha d8.         

           Cada peça possui um valor em particular, para  designar sua superioridade, o rei tem o poder absoluto, pois representa toda  a partida, esses valores também são utilizados como critérios de desempates em torneios e competições oficiais e internacionais. 

Tabela demonstrando a representação  e o  valor de cada peça.



O Movimento das Peças

           Cada peça possui um movimento particular, menos o peão, que tem dois movimentos diferentes, um para se deslocar e outro para capturar. As demais peças usam o  mesmo movimento para se deslocar e capturar, no xadrez, capturar significa tomada de peça adversária  e ocupação  da mesma casa no tabuleiro.

               
     OBS. - As setas apontam às opções de direção, onde às peças podem ir para ocupar uma casa.


                                   REI
  • Peça mais importante.                                               
  • Move 1 casa por vez, em qualquer direção.
  • Não pode ser capturado.
  • Deve-se manter 1 casa distante do outro Rei.
  • Pode capturar.
  • Não pode entrar em ameaça.
  • Não pode pular por cima de outra peça.











             RAINHA
  • Peça mais forte.                                                
  • Move em várias casas por vez,            
  • na vertical, diagonal ou horizontal.             
  • Pode capturar e ser capturada.   
  • Não pode pular por cima de outra peça.            













                   
                          BISPOS
  • Move apenas na diagonal.                                   
  • Varias casas por vez.
  • Captura na diagonal.
  • Pode ser capturado.
  • Não pode pular por cima de outra peça.













                    

                    CAVALOS
  • Move em forma de L.                                     
  • L  de 4 casas.
  • Pode saltar por cima de outra peça,  
  • para completar seu movimento.
  • Só captura na casa que forma a letra L.
  • Pode ser capturado.













                        TORRE
  • Move na vertical e horizontal.                                           
  • Várias casas por vez.
  • Pode capturar e ser capturada.
  • Não pode pular por cima de outa peça.         














                         PEÃO 

  • Move sempre à frente.                                                
  • Só captura 1 casa na diagonal.
  • Pode ser capturada.
  • Não pode pular por cima de outra peça.
  • Tem direito a se promover.
  • No inicio pode mover 1 a 2 casas.
  • Depois move só em 1 casa.














Nenhum comentário:

Postar um comentário